Lisete Alberici Oselame assume a presidência da ARI Serra Gaúcha
- ariserragaucha
- há 1 dia
- 4 min de leitura
Nova diretoria assume com o compromisso de ampliar a atuação regional e fortalecer a valorização da comunicação

A nova gestão da Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) tomou posse nesta segunda-feira (14) durante a Reunião-Almoço na CIC Caxias. A relações-públicas e radialista Lisete Alberici Oselame e a jornalista Adriana Silva assumem como presidente e vice-presidente, respectivamente, e comandarão a entidade de 2025 a 2027,contando com o apoio de uma equipe formada por 61 profissionais da comunicação que colaboram com as atividades da associação que completa 22 anos em 2025.



Lisete e Adriana substituem as jornalistas Vania Marta Espeiorin e Juliana Bevilaqua, responsáveis por importantes realizações durante a gestão anterior, como a edição do livro“Comunicadores da Serra Gaúcha”, obra que reúne e preserva a trajetória de 155 profissionais homenageados com o Troféu ARI ao longo de 16 anos, registrando em formato impresso e digital a história de comunicadores de diferentes gerações.

Ao lado da vice-presidente Adriana Silva, LiseteAlbericiOselame compartilhou os primeiros direcionamentos dagestão(2025-2027): "É um desafio que assumimos com responsabilidade e determinação. Queremos ampliar a atuação regional e buscar a valorização dos profissionais da comunicação, pois a credibilidade jornalística é uma espécie de chancela que atesta o pacto de confiança estabelecido entre os jornalistas e o público”, afirmou Lisete.

Adriana também avalia como desafiadora a vice-presidência, mas acredita que o trabalho conjunto fará a diferença: "Representar uma entidade tão importante e significativa na Serra Gaúcha é um grande desafio e um imenso prazer, principalmente por termos profissionais maravilhosos ao nosso lado nesta ‘empreitada’ pela valorização de quem atua na comunicação".
Lisete Alberici Oselame é comunicadora e apresenta, há 28 anos, o programa diário Persona, na Rádio Caxias. É relações-públicas, com pós-graduação em Comunicação Organizacional, e foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio Opinião Pública em 1993, em São Paulo. Ao longo de sua trajetória, atuou como presidente do Conselho da Empresária da CIC Caxias do Sul e foi responsável pelo protocolo de abertura de diversas edições da Festa da Uva, além dos concursos de escolha da Rainha e Princesas do evento.
Também escreveu, por oito anos, a coluna Gosto que se discute na Revista Afrodite e atua como mestre de cerimônias e mediadora de palestras e talk shows. Ministra cursos nas áreas de Comportamento, Código Visual x Imagem Pessoal, Gestão de Eventos e Cerimonial. Foi coordenadora da Câmara de Turismo do Mobi Caxias e é diretora da Interface Comunicação e Eventos, empresa com 30 anos de atuação no mercado gaúcho, atendendo a clientes de diversos segmentos.
Adriana Silva é diretora da AdriSilva Agência de Conteúdo e jornalista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 1996, com especialização em Jornalismo. Iniciou sua trajetória profissional em 1993, na redação do Jornal Pioneiro (Grupo RBS), atuando como repórter e editora nas editorias de Polícia, Cidade, Região e Economia. Em 2003, fundou sua própria empresa de comunicação. Também cursou Especialização em Jornalismo Aplicado pela RBS e possui Mestrado/MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.
É criadora da coluna Caixa-Forte, a primeira voltada à economia no Jornal Pioneiro, e desenvolveu conteúdos para revistas como Amanhã (RS) e Expressão (SC). Cocriou as revistas Afrodite e Sala de Arquitetos, e coordenou a comunicação da Assembleia-Geral de Credores do Grupo Voges em 2014. Especialista em Gestão de Crises, Adriana foi reconhecida com o Troféu ARI Serra Gaúcha em Assessoria de Imprensa (2015) e eleita Assessora de Imprensa do Ano pela ARI RS em 2023. Apaixonada por pessoas e pela comunicação, dedica sua carreira à construção de narrativas sólidas e estratégias eficazes de conteúdo.
Equipe nova gestão
Integram a nova diretoria com Lisete e Adriana, os seguintes profissionais:
Adriana Antunes, Alex Schneider, Alessandra Muraro, André Tajes, Andreia Fontana, Angelo Batecini, Beverli Rocha, Camila Cornutti, Camila Gonçalves, Camila Ruzzarin, Cleberson Portella, Cristiane Postingher da Fonseca Zanette, Diego Adami, Fabiana de Lucena, Fabiano Finco, Fábio Carnezella, Gabriela Alcântara, Giovana Schmitt, Guilherme Fadanelli, Guilherme Reolon, Jacob Raul Hoffmann, Janaína Silva, Juliana Bevilaqua, Joel Goulart, Juliano Flores, Julio Soares, Laudir Dutra, Leonardo Vivan, Lisandra De Bona, LisianeZago, LissandroStallivieri, Lucas Guarnieri, Luciane Modena, Lucinara Masiero, Maicon Rech, Marco Zeminhani, Maria Teresa Fortuna, Marta Guerra Sfreddo, Mauricio Pretto, Maurício Fischer Costa, Miguel Brambilla, Milene Rostirolla, Odinha Peregrina, Oli Paz, Rafaela Daros, Ricardo Dini, Rogério AverPizzolato, Rogério Portolan, Rosa Ana Bisinella, Rubia Frizzo, Sandro Padilha, Silvana Toazza, Tales Giovani Armiliato, Valéria Pinto, Valquiria Vita, Vania Marta Espeiorin, Vera Damian e Viviane Somacal.

Sobre a ARI
A Associação Riograndense de Imprensa (ARI)foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.
Sobre a ARI Serra Gaúcha
A Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) foi fundada em 28 de maio de 2003, por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini, com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação. Entre seus principais objetivos está a promoção de ações que valorizem a imprensa e fortaleçam o debate ético e a presença da comunicação na sociedade. A entidade também defende a exigência do diploma para o exercício das atividades nas áreas do Jornalismo, Propaganda e Publicidade, Relações Públicas, Fotografia, Marketing e demais segmentos da comunicação. As pautas ligadas a emprego, renda, saúde e bem-estar dos profissionais sempre estiveram presentes na atuação da seccional, assim como o reconhecimento à trajetória de quem registra e contribui com a história da região. Um dos marcos dessa valorização é o Troféu ARI Serra Gaúcha, promovido anualmente desde 2008. Mais informações estão disponíveis no site: www.ariserragaucha.com.br.
Mais imagens da posse feitas pelo integrante da Ari Serra Gaúcha, Júlio Soares:













Comments