top of page

Livro “Comunicadores da Serra Gaúcha” chega às mãos dos homenageados com o Troféu ARI Serra Gaúcha

O lançamento da obra pela Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha, na última quarta-feira (02/04), lotou o 1970 Gastronomia, durante coquetel oferecido aos profissionais da comunicação pelo Recreio da Juventude



Foto: Julio Soares
Foto: Julio Soares

O livro “Comunicadores da Serra Gaúcha: Os 155 homenageados com o Troféu ARI Serra Gaúcha - Seccional da Associação Riograndense de Imprensa nos 16 anos de existência da distinção (2008-2024)”foi lançado pela ARI Serra Gaúcha, naúltimaquarta-feira (02/04), em Caxias do Sul, no 1970Gastronomia, em coquetel oferecido pelo Recreio da Juventude. O clube é o apoiador da cerimônia de lançamento, abrindo espaço e valorizando a comunicação e, principalmente, os profissionais que fazem ela acontecer em Caxias do Sul e região. A Família Boscato também foi parceira na realização da cerimônia.



Foto: Julio Soares
Foto: Julio Soares


O evento marcou o reencontro de comunicadores de diferentes gerações que, agora, têm sua história registrada em uma publicação impressa e digital organizada pelas jornalistas Vania Marta Espeiorin e Juliana Bevilaqua. "Movidos pelo coração, decidimos planejar esta obra com o propósito  de ser fonte de pesquisa e de inspiração a outras gerações. Ao longo da produção, aprendemos, nos encantamos e nos emocionamos com as belíssimas trajetórias de quem costuma registrar a história dos outros e da sociedade como um todo. Obrigada, homenageados, por compartilharem esse acervo de vida conosco. E obrigada à comunidade por nos acompanhar e a todos os parceiros que,de algum modo, ajudaram para que este livro se tornasse uma realidade", destacou Vania, que é a atual presidente da ARI Serra Gaúcha.



Foto: Julio Soares
Foto: Julio Soares


"Costumamos contar a história dos outros e quem conta a nossa? Esta obra vem para contar a históriados profissionais que registram com responsabilidade e ética o que acontece no dia a dia das pessoas. É mais um reconhecimento nosso por todo o trabalho que desempenham", acrescenta a vice-presidente da ARI SG, Juliana Bevilaqua.

Diante de um espaço lotado, o presidente do Recreio da Juventude, Diego Biglia, valorizou o trabalho dos comunicadores e fez questão de destacar a força da imprensa para o desenvolvimento social, econômico e cultural. “Para nós, é uma alegria participar deste momento, especialmente porque a imprensa faz a diferença na sociedade. A livre expressão, o direito e o acesso à informação são essenciais para as pessoas. E aqui estão muitos competentes profissionais que diariamente contribuem para que a comunidade receba informação de qualidade", considerou Diego Biglia, presidente do Recreio da Juventude.


Nas versões impressa e virtual, o livro possui quatro capítulos: Capítulo 1 - ARI Serra Gaúcha: um movimento que abraça a região; Capítulo 2 - Os 16 Anos do Troféu ARI Serra Gaúcha em 16 edições; Capítulo 3 – Homenagem aos Nossos Comunicadores - Autobiografia e Trajetória dos Homenageados com o Troféu ARI Serra Gaúcha de 2008 a 2024; Capítulo 4 - Parceiros do Troféu ARI SG.



Foto: Julio Soares
Foto: Julio Soares


A publicação corresponde a um dos projetos desenvolvidos na gestão 2022-2024 da ARI Serra Gaúcha, conduzida pela presidente Vania Marta Espeiorin e pela vice Juliana Bevilaqua. A edição da obra coube à Vania e à Juliana, com auxílio do psicólogo e também jornalistaVagner Espeiorin. O projeto gráfico, o design da capa e a diagramação têm a assinatura da jornalista Juliana Rech. A foto de capa é deJulio Soares. E a revisão foi executada pelos seguintes profissionais: Vania Marta Espeiorin, Juliana Bevilaqua, Vagner Espeiorin, Juçara Dini e Juliano Flores.



Foto: Julio Soares
Foto: Julio Soares


A publicação é dedicada “a todos os familiares de quem atua na Comunicação, por compreenderem ausências, distâncias e desafios exigidos por um fazer que ajuda a transformar e a contar a história do mundo”.Ao todo, são 400 exemplares, sendo que a impressão de 300 deles foi custeada com apoio da Câmara de Indústria,Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul; do Centro da Indústria,Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC – BG);do Centro Empresarial deFlores da Cunha; e do Grupo Solaris. Todos os homenageados e/ou seus representantes receberam um exemplar gratuitamente. Haverá distribuição gratuita a instituições de ensino, faculdades, universidades, veículos de comunicação, bibliotecas e órgãos públicos.



Foto: Julio Soares
Foto: Julio Soares

 

Sobre o Troféu ARI Serra Gaúcha

- É propósito da ARI Serra Gaúcha promover ações de valorização da imprensa e que contribuam para o debate ético, fortalecendo a presença da Comunicação na sociedade. Uma dessas ações realizadas desde 2008é o Troféu ARI Serra Gaúcha, que destaca o trabalho dos profissionais da área na região. A distinção nasceu em um dos tradicionais encontros da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Ganhou vida por meio de iniciativa da Juçara Dini, fundadora da ARI SG, sendo abraçada pela gestão do então presidenteda CIC Caxias, Milton Corlatti (2008 – 2011). No primeiro ano do comando de Corlatti, o Troféu ARI Serra Gaúcha foi colocado em prática e concedido pela primeira vez a seis homenageados.


- Desde 2008 até novembro de 2024, 155 profissionais da Comunicação receberam o prêmio pela relevante trajetória e contribuição social no exercício de sua atividade. De 2008 a 2021, a entrega aconteceu na CIC Caxias do Sul.Em 2022, pela primeira vez, a concessão ocorreu de forma descentralizada, ou seja, efetivamente regionalizada. Foi na cidade de Bento Gonçalves, em parceria com o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC – BG). Diante da excelente aceitação em torno da regionalização, em 2023, ela se repetiu com o apoio do Centro Empresarial de Flores da Cunha. Em 2024, aconteceu em Antônio Prado, no Clube União, em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária de Antônio Prado (CIC-AP).


- Conheça os comunicadores homenageados com o Troféu ARI Serra Gaúcha de 2008 a 2024:

Adriana Antunes

Adriana da Silva

Adriana R. Miorelli Carniel

Adriano Duarte

Alaor Michels de Oliveira

Aldo Colombo

Alessandra Muraro

Alessandro Valim

Altemir R. do Nascimento

André Costantin

Andreia Fontana

Antônio N. A. Braga

As Patrícias (Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti)

Augusto Bellini

Basílio A. Scalco

Beverli Rocha

Britto Júnior

Carlos Edgar F. Vaz

Carlos Quadros

Carlos Raimundo Paviani

Cátia R. Laner

Celso A. Sgorla

Ciro Fabres

Cláudio Scherer

Cleber Brisotto

Cristina B. Boff

Daiana Garbin

Daniel Scola

Daniela F. Lucchese

Décio Osmar Bombassaro

Dimas Augusto Felippi

Edson Busin

Edson L. Corrêa

Elisa Postal

Elizeu de Britto Evangelista

Eloá Nespolo

Elói F. Zorzetto

Eloisa Venzon Francisco

Eron Voesch

Evandro Fontana

Fabiana de Lucena

Fabiano A. Vergani

Fabiano Mazzotti

Fabrício Carpinejar

Felipe Andreola

Felipe Boff

Fernando Vanelli

Fúlvia Stedile Angeli Gazola

Gerson Luis Lenhard

Gildo Flores

Gilmar Gomes

Giovana Schmitt

Guiomar Chies

Henrique A. Caprara

Ibanor J. Sartor

Igor Luchese

Inaro Cruz (in memoriam)

Isaías Osébio Borghetti (in memoriam)

Itacyr Luiz Giacomello

Ivan C. Polidoro

Ivanete L. Marzzaro Benelli

Jaime Bettega

Janete Kriger

Jimmy Rodrigues (in memoriam)

João Batista J. Salim (Jomba)

João Cláudio Garavaglia (in memoriam)

João Pulita

Jorge Benites (in memoriam)

Jorge Estrada (in memoriam)

José A. Theodoro

José Ferreira Machado (in memoriam)

Juares Franco de Melo

Juarez C. Tonietto

Juarez J. Dannenhauer

Juçara Tonet Dini

Juliana Bolson

Juliana Rech

Juliano Carpeggiani

Julio Soares

Leandro Adamatti

Leila Cemin

Letícia Duarte

Letícia Rossetti

Lisete A. Oselame

Lisiane Zago

Lissandro Stallivieri

Lucinara Masiero

Luís Antônio Giron

Luiz Alberto Ferronato

Luiz A. P. Chaves

Luiz Carlos de Lucena (in memoriam)

Luiz Carlos Souza

Luiz Cláudio Farias Silveira

Marçal Rodrigues (in memoriam)

Marcelino C. Dezen

Márcio F. Schenatto

Márcio Serafini

Marco Aurélio S. Verdi

Marco Matos

Marcos Fernando Kirst

Maria Lúcia Bettega

Maria Teresa Z. Fortuna

Mário Gardelin (in memoriam)

Marisol Santos

Marlene Branca Sólio

Marliva V. Gonçalves

Marta Guerra Sfreddo

Méri Steiner

Moacir P. Molon

Nathalia Tissot Fruet

Neide Tomazzoni Michelon

Nicanor Portela (in memoriam)

Odinha Peregrina

Oli Paz

Omair R. Trindade

Osvaldo Ferreira

Paquito - Javier Masiá Herrera

Paula Sperb

Paulo Gargioni (in memoriam)

Paulo R. M. Cancian (in memoriam)

Paulo Roberto Lisboa Triches

Paulo R. Rodrigues .

Porthus A. X. B. Junior

Raul Bento Alves

Rejane Lisot

Renato Henrichs

Reni H. Sefeld (in memoriam)

Ricardo Bacana Vignatti

Ricardo Tonet Dini

Roberto Hunoff

Roberto Nielsen

Rodrigo Cordeiro

Romoaldo Corlatti

Roni Rigon

Rosa Ana Bisinella

Rosilene Pozza

Sergio Stock

Shirlei Paravisi

Silvana Toazza

Simone Pontalti Rossi

Simone Santos

Simoni Schiavo

Tales Giovani Armiliato

Thaís Helena Baldasso

Vanderlei Venturin

Vânia de Moura

Vania Marta Espeiorin

Vasco Rech

Vera Damian

Virgínio José Bortolotto/Nilo (in memoriam)

Viviane Salvador

Viviane Somacal

Walter Brugger (in memoriam)

Waner Biazus

 

Sobre a ARI

- A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.

 

Sobre a ARI Serra Gaúcha

- Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini (fundadora), com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação. Até hoje, a ARI Serra Gaúcha foi presidida pelos seguintes profissionais: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian (in memoriam), de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; Andreia Fontana, de 2018 a 2021; Vania Marta Espeiorin preside a gestão 2022-2024, tendo como vice Juliana Bevilaqua; A próxima presidente que assumirá a entidade, com previsão de posse em abril de 2025 (data ainda a definir), será Lisete Oselame, tendo Adriana Silva como vice-presidente.

 

Sobre o Recreio da Juventude

- O Recreio da Juventude é um dos maiores clubes sociais e esportivos do Brasil. São 112 anos de uma história de sucesso que é referência para associados de diferentes gerações.  Recreação, cultura, esporte e lazer estão reunidos em uma estrutura privilegiada para as famílias. São quatro sedes com ampla gama de serviços e atividades para todas as idades.  O RJ é certificado com a Placa Ouro do Prêmio Clube Top 100 do Brasil, concedido pela Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes) e pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O prêmio certifica as entidades que mais se destacam entre os mais de 11 mil clubes existente no Brasil.

 

Mais informações a respeito das atividades da seccional da ARI na região: pelo e-mail, pelo site e pelas redes sociais da ARI Serra Gaúcha: E-mail: ariserragaucha@gmail.com | Site: www.ariserragaucha.com.br | Facebook: https://m.facebook.com/AriSerraGaucha/ | Instagram: @ariserragaucha.

 


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Instagram

©2022 por Ari Serra Gaúcha. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page